quinta-feira, 3 de maio de 2018

O Vilanovense Futebol Clube nos anos 40

O cinema sonoro ao ar livre
Na sequência de um poste com uma ementa para árbitros nada mais apropriado do que falar num clube de futebol. Mais concretamente sobre as instalações do Vilanovense Futebol Clube, um clube centenário fundado em 1914 em Vila Nova de Gaia e renovado em 1944. O responsável por estas alterações foi o arquitecto Alberto Silva Bessa, diplomado pela Escola das Belas Artes do Porto.
Campo de ténis e parque infantil ao fundo
 As fotografias da época da recuperação mostram um clube próspero e avançado no tempo com múltiplas actividades desportivas e sociais.
O aspecto mais interessante diz respeito à criação de um cinema ao ar livre, com maquinaria de projecção e som sofisticada fornecida pela Casa P. Soller, mas o clube dispunha de outras acessibilidades como um parque infantil, um campo de ténis, um posto médico, uma sala de jogos, um salão de festas e estruturas de apoio como balneários e escritórios.
Sala do café
Dispunha ainda de uma sala de jantar, de uma sala de café, com uma cozinha comum e de um bar que dava apoio à esplanada. 
Bar da Esplanada
Claro que são estas estruturas que me interessam, mas não posso deixar de referir que no salão de festas se encontrava uma escultura da autoria de Henrique Moreira, “O atleta”, cujo modelo foi Manuel de Oliveira, cineasta, que à época era uma figura importante no Sport Club do Porto, onde praticava atletismo e ginástica.
Sala de jantar (Restaurante)
Tanto o restaurante como o café possuíam mobiliário simples, em madeira, com pequenas mesas circulares no café e quadradas no restaurante. No restaurante estas apresentavam-se cobertas com toalhas de xadrez, com base clara e riscas de cor, uma modernidade na época admitida sobretudo ao almoço. A decoração das paredes e lambris de madeira era feita com pratos de cerâmica florida, enquanto alguns apresentavam quadras populares.
Cozinha
O aspecto caseiro destas instalações e as suas dimensões amplas fazem-nos pensar numa vida associativa activa, partilhada com a família dos adeptos. Foi uma época de prosperidade que, com os anos, se foi esbatendo.
P.S
Já depois de editado o blogue apercebi-me que, para o meu próximo livro «Vestir a mesa», uma das toalhas do século XX que adquiri era igual à que se pode ver em segundo plano no interior do restaurante e que aqui reproduzo. Uma toalha colorida que eu dataria da década de 1950 estava afinal disponível (e seguramente considerada então muito moderna) na década de 1940.


2 comentários:

José Leite disse...

D. Ana Pereira

Muito bom este artigo, ilustrado com belíssimas e pormenorizadas fotos.

Aos "pequeninos" clubes também merecem ser divulgadas as suas histórias, como fez neste artigo relativo ao Vilanovense.

Os meus cumprimentos
José Leite

Ana Marques Pereira disse...

José Leite,
Agradeço o seu comentário que muito valorizo. Agradeço que releia a parte final a que acrescentei mais um achado. Melhores cumprimentos.