quarta-feira, 12 de outubro de 2016

O fascínio dos alumínios. Parte 2

Caixas de talheres. Museu Municipal de Penafiel.
Este tema foi-me sugerido pela visita à exposição que fui ver ao Museu Municipal de Penafiel e que infelizmente já acabou. Seria útil ter feito este comentário enquanto ela estava a decorrer, mas como foi desmontada várias vezes acabei por me perder e, bem à portuguesa, só me desloquei a Penafiel na véspera do seu encerramento.
Imagem do catálogo e colher da JAFE. Museu M. Penafiel
A exposição retrata a importância que a indústria de alumínios teve na região com múltiplas fábricas e milhares de empregados. Destas, hoje só resta uma única que visitei por amabilidade do seu proprietário o sr. Firmino Magalhães e de que falarei no próximo poste.
Fábrica de João Abrantes Ferreira. Museu de Penafiel
Esta concentração de fábricas foi influenciada pela indústria de cutelaria de Guimarães muito mais antiga e esse é um dos pontos apresentados na exposição. Crê-se que foi Bruno Leal de Araújo que, numa vista à Alemanha no início do século XX (1909?) terá aprendido a tecnologia do fabrico do alumínio e trazido o conhecimento para Portugal.
Fábrica de Bruno Leal de Araujo. Museu de Penafiel.
As primeiras fábricas situavam-se no município de Marcos de Canaveses, junto ao rio Odres e as do Município de Penafiel concentraram-se em Irivo onde ainda persiste a última fábrica, a Rodrigo Ribeiro de Magalhães, Lda.
Embora tenham produzido outras peças utilitárias foram fundamentalmente fábricas de talheres de alumínio.
Fábrica de Adelino Macedo & Filhos. Museu de Penafiel.
Na exposição estão visíveis as imagens das principais fábricas de Marco de Canaveses (JOMAPE, LEMÃO, BLAFOS, JOLAR, etc.), ou nalguns casos, o que resta delas. O mesmo se passa com as antigas fábricas da região de Penafiel (JAFE, ATSI, ALGORIMA, Rodrigo Ribeiro de Magalhães), acompanhado da sua história, sempre que possível apresentando imagens da produção, dos seus trabalhadores, catálogos comerciais e exemplos dos objectos produzidos.
Capa do catálogo de João Abrantes Ferreira. Museu de Penafiel.
No que respeita aos moldes usados no fabrico dos talheres estão presentes um número elevado de exemplares provenientes da Fábrica Rodrigo Ribeiro de Magalhães e oferecidos pelo sr. Firmino Magalhães, com conhecimento profundo no sector onde sempre viveu e trabalhou.
Vários moldes de cutelaria. Museu de Penafiel.
A terminar a exposição são-nos apresentadas quatro tipologias de mesas em que se manifesta a evolução e modas das cutelarias ao longo dos últimos tempos.
Mesas. Museu Municipal de Penafiel
Extremamente didáctica a exposição abriu-me o apetite para visitar a última fábrica de cutelarias da região sobre a qual falarei no próximo blogue. 

Sem comentários: