quarta-feira, 7 de setembro de 2016

Objectos esquecidos: a maça

Este objecto podia, tal como muitos outros, ser um objecto mistério. Mas tenho quase a certeza de que ninguém ia acertar pelo que passo directamente para a resposta.

Segundo as palavras de José Gonçalo Herculano de Carvalho[1]trata-se de uma maça de maçar linho, usada em Covas, Terras do Bouro. Servia também para debulhar o milho dentro do masseirão.
No Minho, em diversas localidades, era utilizado para debulhar o milho e as leguminosas secas. Para isso colocava-se o milho dentro do masseirão[2], uma espécie de caixa de madeira com pernas, com fundo esburacado ou formado por ripas de madeira. O milho que se guardava nos espigueiros (canastros), era usado a pouco e pouco, sendo malhado com a maça apenas na quantidade necessária para a fornada. Os grãos de milho passavam pelos orifícios do fundo e em cima ficavam os carolos vazios.
Era a chamada malha a pau com maça, havendo variantes tanto do tipo de caixa, que podia ser substituído nalgumas terras por um cesto como no tipo de maça. Esta que aqui se apresenta tem cerca de 40 cm de diâmetro e apresenta sulcos lisos no corpo e na pega, estando identificada com sulcos em cruz na extremidade que devia permitir distinguir esta maça de outras.
Passou pouco mais de meio século e se não fosse o trabalho extraordinário que os nossos etnólogos fizeram, hoje olharíamos para este objecto e não percebíamos para que tinha servido. Na realidade José Gonçalo Herculano de Carvalho (1924-2001) foi um linguista e foi nessa qualidade que escreveu este texto e muitos outros. O título «Coisas e palavras» não podia ser mais apropriado e quase me apetecia roubá-lo, mas optei por «objectos esquecidos». Espero que gostem.

[1] «Coisas e palavras» in Biblos. Revista de Faculdade de Letras, Coimbra. vol XXIX. 1953. pp. 77-78.
[2] Note-se a semelhança com a masseira.

2 comentários:

Luis Filipe Gomes disse...

É curioso que a própria massa tem a forma cónica das espigas. Outras massas de linho que vi têm forma cilíndrica.A madeira é talvez de buxo.

Ana Marques Pereira disse...

Luis Filipe Gomes,
Tem razão. Não tinha associado a maça ao feitio da espiga. Cumprimentos.