segunda-feira, 13 de junho de 2016

Uma caixa de receitas da Gibson

As caixas com fichas de receitas foram um sistema muito prático de consulta e por isso muito apreciado pelas donas de casa. Possuo algumas portuguesas mas as aqui apresentadas estão escritas em inglês e foram concebidas pela empresa americana Gibson para ajudar as pessoas que adquiriam os seus frigoríficos e que mensalmente recebiam em sua casa novos cartões que deviam ser enviados pelo comerciante que havia vendido o electrodoméstico. 
No dia 15 de cada mês deviam já ter sido recebidas novas receitas e se tal não acontecesse devia ser contactada a loja vendedora ou mesmo a firma mãe. Esta estratégia de marketing facilitava uma ligação entre a firma e o comprador, que no futuro podia dar novos frutos.
Caixa refrigeradora Gibson não eléctrica. Fotografia tirada da internet.
A empresa que ficou conhecida pela marca Gibson começou com duas companhias independentes: a Belding-Hall Company de Joshua Hall, fabricante de caixas frigoríficas que, em 1877, foi para a região de Belding (Michigan) onde era fácil arranjar marceneiros dinamarqueses para fazer as caixas de madeira e uma outra firma competidora e fabricante do mesmo produto, propriedade de Frank Gibson e John Lewis, que haviam iniciado a sua produção no início de 1900.
Em 1908 Frank Gibson comprou a primeira fábrica e tornou-se no principal industrial do ramo no seu tempo. Produziu milhares de caixas frigoríficas que ainda no início dos anos trinta se apresentavam pintadas de verde água e com três portas de cor creme. As portas destinavam-se a ter de um lado os blocos de gelo enquanto na parte inferior se recuperava a água derretida. Quanto à porta maior dava acesso a um espaço com prateleiras onde se colocavam os alimentos para os conservar a baixa temperatura.
Modelo Monounit de 1932 publicitado como «O mais belo frigorífico do Mundo»
Em 1932 começou a produzir frigoríficos eléctricos que no início, dos anos 30 se assemelhavam às caixas frigoríficas, isto é, tinham ainda semelhanças a um móvel de madeira assente em quatro pernas arqueadas. Apresentavam agora uma única porta. Os seus modelos foram-se adaptando ao longo do tempo.
Catálogo Gibson de 1944
Orgulhosamente a empresa dizia que os seus frigoríficos apresentavam algumas inovações com as duas zonas de temperatura diferente, explicada nas instruções e em que, surpreendemente, é referida como sendo mais fria a zona inferior, ao contrário do que hoje acontece; a luz interior que desligava com o encerramento da porta; o primeiro com prateleiras rotativas, e muitas outras inovações. Em 1936 o novo modelo tinha já perdido as pernas, apresentando-se como uma caixa compacta. A novidade era a «prateleira mágica», colocada na parte superior, sobre a qual eram colocadas as cuvetes de gelo e o seu preço era agora relativamente inferior aos preços anteriores, mostrando a disseminação da refrigeração e o início da vulgarização dos frigoríficos nos Estados Unidos.
Pormenor da publicidade aos frigoríficos Gibson nos anos 50. Foto Pinterest
Durante a Segunda Guerra mundial a Gibson fabricou também aviões e carros de assalto para o exército, sem contudo interromper5 a linha de electrodomésticos. Em 1956 foi adquirida pela Hupp Corporation e em 1967 esta juntou-se à White Consolidated Industries. Finalmente, em 1986, foi adquirida pela empresa sueca Electrolux, continuando a produzir electrodomésticos da marca Gibson até hoje.
O modelo que é apresentado com as receitas era designado «Monounit» era já publicitado em 25 de Abril de 1932 no jornal The Gazette, como tendo múltiplas vantagens e um preço de 139,50 doláres, incluindo a instalação. 
Este modelo foi comercializado no Brasil, mas em Portugal apenas encontramos o registo desta marca em 1955, tendo sido publicitado um modelo mais recente pela loja de venda de electrodomésticos «Estabelecimentos Sida», situada na Rua de São Nicolau, em Lisboa.

Sem comentários: