quarta-feira, 27 de janeiro de 2016

A guerra, a fome e o humor, um triângulo estranho

Parece-me que há 10 anos que não como um bocado de porco. Simplicissimus.
Dificilmente associamos o humor à guerra e à fome. Foi contudo uma das estratégias usada durante a I Grande Guerra como forma de propaganda da guerra, tanto pelos alemães como pelos aliados.
Os dias sem carne seriam suportáveis...se houvesse carne nos outros dias. Simplicissimus. 1915
Foi a primeira vez que se formaram grupos organizados ou associações que tinham como fim tornar as massas populares mais receptivas à ideia da guerra e minimizar a visão negra que dela tinham as populações envolvidas.
Que se passa? É horrível! Sonhei que tinha perdido o meu cupão de cerveja.
Os meios utilizados para manter a opinião pública do lado dos decisores políticos foram variados, em especial o uso de cartazes, de postais e a divulgação em revistas e jornais.
Este assunto pouco actual foi-me suscitado pela leitura de um livro sobre este tema, designado «Peints para eux-mêmes» e com legendas em quatro línguas: inglês, italiano, espanhol e português.
O título retoma um anterior «Les Français peints par eux-mêmes» que tinha como subtítulo «Enciclopédia moral do século XIX», um conjunto de livros com início de publicação em 1839, mas que nada tem a ver com ele.
Gretchen faz-se fotografar diante de acessórios em cartão para o noivo na frente não suspeitar da escassez de víveres.
O mais interessante do livro é presença de um carimbo de pertença do “Comité de Propaganda Aliadófila” que se situava em Lisboa na Rua de Campolide, nº 146, 2º. Sobre esta associação, que existiu em vários países, nada consegui saber, o que não deixa de ser curioso.
O talhante Schinagel corta o seu primeiro nabo
As gravuras apresentadas reproduzem imagens publicadas em jornais e revistas de vários países, nos anos de 1915 e 1916, e entre eles saliento as publicadas na revista alemã Simplicissimus. Nesta revista, de grande qualidade gráfica, publicaram os seus textos escritores como Thomas Mann e Rainer Marie Rilke e ilustradores famosos.
Esta associação guerra e humor estava tão divulgada que, em 1917, em plena guerra, no Salon des Humoristes de Paris, o tema da exposição foi "A guerra e os Humoristas".
Miau. 10 de Março de 1916. Leal da Câmara
Para acompanhar o texto fui buscar algumas imagens nacionais como as ilustradas por Leal da Câmara para a revista «Miau», em 1916. Nesse ano a legislação nacional alterou-se terminando a liberdade de imprensa no que respeitava às notícias da guerra, situação que se manteria até 1919 quando regressaram ao país os soldados portugueses que tinham partido para França e entre os quais se encontrava o meu avô. 
Miau 1916. Ilustração de Leal da Câmara

Sem comentários: