sexta-feira, 6 de novembro de 2015

O livro de Cozinha de Apício

No próximo dia 12 de Novembro vai dar-se o lançamento do «Livro de Cozinha de Apício». Traduzido, interpretado e com comentários da minha amiga Inês de Ornellas e Castro traz a lume uma reedição da sua importante obra.
Com o subtítulo «Breviário do gosto imperial» remete-nos para a maior colectanêa de receitas das Roma clássica: De re coquinaria. As receitas são atribuídas a Apicius, mais provavelmente Gavius Marcus Apicius que viveu durante o reinado de Tibério, no século I. A versão inicial terá sido aumentada até ao século IV, tornando-se numa fonte abrangente sobre a cozinha romana com cerca de 500 receitas.
Tornou-se famoso como manuscrito até à data da primeira impressão em 1498, em Milão. Durante o século XVI foi publicado mais seis vezes. Depois apenas seria publicada em 1705 em Londres, por Martinus Lister, numa pequena edição de 120 exemplares.
 Nos séculos seguintes várias edições se seguiram. A primeira edição em língua portuguesa, da autoria de Inês de Ornellas e Castro surgiu em 1997. 
Aqui está novamente, seguramente com mais informação, uma obra de grande utilidade para compreendermos e nos admirarmos com o requinte que a cozinha romana já tinha atingido nessa época.

Sem comentários: