sexta-feira, 25 de setembro de 2015

A Ilha dos Cozinheiros

Este livro infantil faz parte da colecção Manecas, o texto é de Henrique Marques Júnior (1881-1953) e os desenhos são da autoria do ilustrador José Félix (1908-1962). Foi publicado pela Romano Torres em 1939 e novamente em 1947.
O nome de Henrique Marques Júnior surge na Biblioteca Nacional em 226 registos, mas a grande maioria são traduções e adaptações. É possível que também este texto tenha sido uma adaptação dada a prevalência de nomes italianos das personagens. O pai do nosso herói, Cesaro, era o duque de San Severo que havia sido favorito do rei de Nápoles e sua irmã chamava-se Teresina.
A narrativa é muito interessante e mostra-nos Cesaro a sair de Itália para tentar ter êxito na vida a fim de evitar a entrada de sua irmã num convento, uma vez que após a morte de seu pai, em desgraça na corte, ficaram sem dinheiro.

A chegada a uma ilha diferente em que todos são cozinheiros e a própria rainha se chamava Marmita e se encontrava rodeada por uma corte com nomes de comestíveis e em que a moeda corrente eram filhós de ouro, introduz-nos num mundo mágico.
Ao apresentar-se à rainha, de forma adequada, não diz ter vindo de Nápoles mas da «Cidade do Macarrão». Esta afirmação levará a rainha que desconhece a massa a pedir-lhe para a executar.
Após grandes esforços consegue finalmente fazer um macarrão tão bom que a rainha o recompensa enchendo de presentes (filhós de ouro, preciosos tecidos e raros frutos) uma caravela para Cesaro poder partir com os seus acompanhantes. 
O nosso herói regressa rico a Nápoles, o que lhe permite adquirir o antigo palácio de seu pai, que oferece a sua irmã, juntamente com um dote para casar com o seu apaixonado.
Para si, que entretanto conseguira os mais elevados cargos, construiu um novo palácio a que deu o nome de «Palazzo Marmitoni» (Palácio dos Cozinheiros).
Uma história de encantar do tempo em que ainda havia cozinheiros. Hoje são todos chefes e deve ser por isso que se perdeu a magia e já não existem ilhas como esta.

Sem comentários: