sábado, 18 de julho de 2015

Objecto Mistério Nº 46. Resposta: Apanha gotas para bule

Imagem tirada da internet (Pinterest)
A resposta parecia-me fácil mas o facto de ninguém terá certado mostra que este utensílio é pouco conhecido. É verdade que na imagem falta a pequena esponja que o devia acompanhar, ausente não porque eu tenha querido aumentar o grau de dificuldade, mas porque a sua fragilidade as faz desaparecer. No único exemplar em que esta ainda persiste tenho que lhe pegar com cuidado porque se desfaz.
Na realidade este tipo de objectos dão resposta a uma dificuldade constante que consiste em evitar que após servir o chá uma gota desta bebida caia sobre a toalha. Este fenómeno designado «teapot effect» foi inicialmente atribuído a tensão superficial mas experiências feitas em 1956 por Markus Reiner mostraram que era outra a razão. Uma delas devia-se à velocidade do líquido no bico e que quando mais lenta esta era maior a possibilidade deste pingar.
A este assunto voltou Joseph Keller, professor de Matemática e Engenharia Mecânica da Universidade de Stanford, vencedor do prémio Nobel, que atribuiu a causa a uma combinação do princípio de Bernoulli com o efeito da pressão de ar que empurra a água para dentro do bico do bule.
Em 2009 foram os cientistas franceses que atribuíram outra causa: o efeito da humidificação (wettability), isto é, o modo como um líquido adere a uma superfície sólida. O uso de materiais hidrofóbicos, baseados no efeito lotus (em que a folha da flor de lotus repele a água da sua superfície) tornou-se conhecido com o aparecimento de roupa em que os líquidos escorregam e não se impregnam.
Pois este mesmo efeito pode vir a ser usado para cobrir o interior dos bicos dos bules com um material superhidrofóbico, dividindo a corrente do chá em gotas e impedindo estes de pingarem.

Agora pergunto eu como apreciadora de chá: será que esta alteração da tensão superficial não vai alterar o gosto do chá?
Não será mais fácil usar um objecto deste tipo, caso este seja um problema para o apreciador desta bebida?
É que além disso permite escolher um dos belos modelos de que apresento alguns exemplos e que nos permitem concluir que os pássaros e as borboletas são os mais populares. Mas no campo dos apanha gotas figurativos há um grande número de interessantes modelos,  de que ficam algumas amostras.
Outra forma de segurar os apanha gotas. Foto tirada da internet

2 comentários:

Teresinha disse...

Ana,
nunca tinha visto tal objeto, por sinal até muito interessante e útil. Para mim teria duas funções não só para apanhar a gota do chá, mas também para segurar a tampa do bule, que, mesmo com a pestana saliente, acaba tombando se não lhe acudirmos com a mão ao servir a excelente bebida!...
Sou uma grande apreciadora de chá e na minha ilha há plantações na Gorreana, de onde trago sempre um bom abastecimento de pacotes quando lá vou. Prefiro o chá em folhas ao das saquetas e há desde o verde ao preto, com algumas variantes deste último. Os meus filhos até me ofereceram o Livro do Chá!...
Fico por aqui! Afinal só queria dizer que adorei este post e que gosto muito deste blog!
Obrigada!
Beijinhos

Ana Marques Pereira disse...

Teresinha,
Eu é que lhe agradeço as suas considerações. Concordo consigo que este utensílio servia também para segurar a tampa do bule, mas era um efeito secundário. As tampas dos bules são outro aspecto a tomar em consideração sobretudo num país como o nosso em que há fabricantes que não perceberam que é necessário um furo para sair o vapor.
Vá deixando os seus comentários. Um beijinho.