quarta-feira, 4 de fevereiro de 2015

O intervalo das criadas

 
Esta bela fotografia surge num livro de recortes (scrap book soa muito melhor, mas evito usar estrangeirismos) e mostra-nos um momento raro de conversa entre duas criadas.
As fotografias não são habituais neste tipo de livros onde predominam os cartões e “papéis” identificados como belos, que contribuem para a estética do conjunto.
Neste, contudo, até rótulos de cerveja antigos aparecem, o que se justifica pelo seu colorido, um tema contrastante com os anjinhos e flores dispersas pelas páginas.
Ao lado desta foto surge uma outra de uma senhora aparentando ser a patroa, o que justificaria a legenda escrita à mão: «As criadas a tagarelar e a patroa vai ralhar...». Este apontamento de humor terá saído, muito provavelmente, das mãos de um elemento mais jovem feminino da família, que era quem habitualmente  fazia estes livros, nos finais do século XIX e início do século XX. 

3 comentários:

Anónimo disse...

Que maravilha !!! Quem escreveu deve ter sido um elemento masculino da familia que casou com uma das empregadas . O rótulo é de charuto . Tem mais recortes desta familia?

Ana Marques Pereira disse...

Anónimo,
Tenho o albúm completo de onde seleccionei esta imagem. Cumprimentos

Unknown disse...

Adorava ver , como posso ?

Se puder enviar por email :palexandra.consultora@gmail.com
Obrigada .

Cumprimentos