sexta-feira, 14 de novembro de 2014

Objecto Mistério Nº 44. Resposta: Bule para vinho, tipo «cadogan»

China. Dinastia Qing, 2ª metade século XVII, CMAC, invº 373
Designado em inglês «wine pot» este objecto destinava-se ao uso de vinho de arroz na China. Conhecem-se modelos deste tipo, em forma de pêssego, desde a segunda parte do século XVII. 
Embora possam ser polícromos, este modelo da CMAG, apresenta um vidrado uniforme de cor roxa. Característicamente possuem dois ramos que saem da asas e do bico e que terminam em três folhas de pessegueiro.
Não é esta a única forma de apresentação dos bules para vinho que podiam apresentar-se com um aspecto de bule convencional, embora mais frequentemente tivessem maiores dimensões ou ainda tomarem a forma complexa de um letra chinesa.
 
O que caracteriza este tipo de bule é o seu aspecto enganador. Aparentemente não possuem qualquer orifício de entrada para o líquido e, contudo, quando inclinado ele sai. Isso deve-se a um sistema de funil invertido colocado no interior do bule e em que a entrada do líquido se faz pela base.
Um dos primeiros possuidores deste tipo de bules para em Inglaterra foi William Cadogan, 1º conde de Cadogan (1675 - 1726), que chegou mesma ao ter um bule deste tipo com a sua identificação. Por essa razão os bules de chá com esta forma tomaram o nome de «Cadogan».
Meissen, 1725
No século XVIII já eram feitos bules semelhantes na Europa e durante a primeira metade do século XIX continuaram a ser feitos sobretudo em Inglaterra onde foram sempre muito apreciados.
Este último exemplar é inglês, feito em Spode no 2º quartel do século XIX, e tive a sorte de o conseguir comprar pela internet ao fazer a pesquisa sobre estes tipos de bule. Os bules do século XIX apresentam diferenças em relação aos dos séculos anteriores, pelas suas maiores dimensões, forma de pêssego mais dificilmente identificável e bicos mais grosseiros. Ainda assim uma peça interessante para quem não pode ter um do século XVII. 
Fab. Manuel Cipriano Gomes Mafra, 1879-1887, Museu da Cerâmica invº 1472 

O gosto pelos vaso enganadores existiu também em Portugal como podemos ver pelas bilhas feitas no século XIX nas Caldas da Rainha ou, as bilhas de segredo de Bisalhães, ainda hoje fabricadas. 

Sem comentários: