terça-feira, 3 de dezembro de 2013

Os brindes da Farinha Amparo


A Farinha Amparo foi uma das farinhas alimentícias mais conhecidas da segunda metade do século XX.
 Registada como marca em Novembro de 1943 a ela voltarei como produto alimentar, mas hoje quero apenas centrar-me nos seus brindes. É provável que a sua fama se tenha ficado mais a dever a estes do que às suas qualidades alimentares, mas ambos eram uma fonte de prazer para as crianças. 
Falamos de uma época em que tudo era valorizado. Os brinquedos eram escassos e os brindes incluídos em embalagens ou recebidos contra a entrega de tampas ou talões fomentavam a compra dos produtos.
 São conhecidos os brindes em plásticos, pequenos bonecos em forma de animais ou com outras formas que as crianças coleccionavam, mas foram também distribuídos brindes para adultos. 
Da fama destes brindes ficaram expressões de uso corrente de que o insulto gracioso e pouco ofensivo: «saiu-te na Farinha Amparo», atribuído às pessoas que guiavam mal, numa referência à forma fácil como tinha sido adquirida a carta de condução, e que mais tarde se generalizou para incluir a obtenção de outras credenciais, como as licenciaturas fáceis, perpetuou a sua memória. 
São contudo mais raros os brindes para adultos de que aqui se apresentam dois exemplos, para o sexo feminino e para o masculino, respectivamente. Uma surpresa quando se abrem!

5 comentários:

José Leite disse...

D. Ana Marques Pereira

Esqueceu-se do "brinde" mais valioso e mais conhecido da "Farinha Amparo"...

Nunca ouviu ...

«Onde tiras-te a carta de condução? Saiu-te na "Farinha Amparo"?»

Esquecimento imperdoável ... :)

Foi só uma lembrança ...se me permite. :):)

Os meus cumprimentos

José Leite

José Leite disse...

D. Ana Pereira

Retiro o comentário anterior, estava distraído com a minha neta e não li o seu artigo até ao fim.

As minhas desculpas

Os meus cumprimentos

José Leite

Ana Marques Pereira disse...

José Leite,
Deixou-me surpreendida no início.
Está tudo explicado.
Um abraço

José Leite disse...

D. Ana Pereira

A idade vai desculpando os nossos erros...
Amanha somo mais um ... já lá vão 55 .... :)

Abraço

José Leite

Ana Marques Pereira disse...

José Leite,
Os meus parabéns. É um jovem.