domingo, 14 de julho de 2013

Objecto Mistério Nº 36: Cunha para Prato

 
Este utensílio, que tinha a mesma função do apresentado na pergunta anterior, foi inventado no século XIX pelos franceses. Chamaram-lhe «cale-assiette», que eu traduzi para «cunha para prato». Não encontrei a designação em português e duvido que alguma vez tenha existido. Na época estavam na moda os utensílios de mesa franceses e os termos utilizados eram também da mesma origem. Veja-se o exemplo da expressão «menu» que durante muito tempo substituiu a palavra «ementa» ou a «cardápio». 

O exemplar em porcelana que aqui apresento é pertença de uma das senhoras que assistiu ao meu curso (1) e que teve a amabilidade de o levar para saber se eu o conhecia. 
Imagem do livro «Objets Civils Domestiques»
Na realidade, pode dizer-se que é um “gadget” do século XIX. Um daqueles objectos que parece indispensável para um determinado fim e que um dia pensamos que afinal talvez não seja assim tão prático. 
Imagem tirada da internet «aubainmarie.fr»
Escolhi a designação de “cunha” devido ao seu perfil em escada e à forma como se adaptava à base do prato, com sopa ou molho, para recolher o liquido num dos lados.

Os dois tipos apresentados, em vidro e em porcelana branca, eram os mais comuns, mas existiram com outras formas e outras cores.

Fica esclarecido mais um mistério.

-------------------------------------------------------------------------

(1) Srª Dª Maria Pureza Oom Saraiva Lobo que me permitiu efectuar fotografias do mesmo, que agradeço.

1 comentário:

T disse...

Para fazer o vinagrete e comer alcachofras deve ser óptimo.