domingo, 26 de maio de 2013

Objecto Mistério Nº 35. Resposta: Doseador de Mostarda

 
 A mostarda como condimento tem uma longa história. Fortemente apreciada na Idade Média era feita por “mostardeiros”, uma profissão já regulamentada em Paris no século XIII. Mas os primeiros estatutos da profissão, estabelecidos pela Corporação dos Vinagreiros e Mostardeiros, datam de 1394 e foram feitos em Orleans.

Em Portugal o uso da mostarda também foi precoce. Mas não é sobre isso que hoje quero falar, mas sobre as embalagens para a sua comercialização. Durante séculos a mostarda era embalada em potes de cerâmica, tal como encontramos ainda hoje em algumas variedades.  
As embalagens em vidro são mais recentes e devem datar do início do século XX. Hoje, quem vai ao supermercado tem dificuldade em comprar uma mostarda que não venha em embalagem de plástico. Colocadas em posição invertida facilitam a saída dos produtos no seu conteúdo com uma pequena pressão. 
Este objecto mistério é na realidade um mostardeiro ou, para ser mais precisa, um doseador de mostarda. É composto por um corpo em plástico transparente onde se coloca a mostarda e que assenta na base branca, quando não está em uso. É encerrado por um anel rotativo, em plástico, que prende a tampa em borracha. Fazendo pressão na borracha consegue-se dosear dose de mostarda que se pretende colocar no prato.
Um utensílio simples cujo conceito parece ser um precursor das actuais embalagens. Mas, como muitos dos objectos destinados a simplificar a vida, nunca foi usado e o papel de instruções permaneceu no seu interior.

Sem comentários: