quinta-feira, 4 de outubro de 2012

Notícias Perdidas: Um belo porco!

 Esta notícia foi publicada inicialmente no jornal Correio de Chaves e chamou à atenção ao redactor do Jornal de Abrantes que a reeditou a 1 de Fevereiro de 1942.

Notícias de um tempo mais simples em que o volume de um animal ou de um legume era valorizado. Durante décadas os chamados «fenómenos do Entrocamento» ocuparam um importante espaço nas notícias nacionais.
Hoje já não interessam nada. Mas não se pense que se deixou de valorizar a volumetria. Só que nos últimos anos os portugueses descobriram a sua vocação para estabelecerem recordes internacionais e entrarem no Guiness.
A diferença entre as duas visões era que os primeiros eram fenómenos naturais, enquanto os segundos representam um esforço para mostrar que somos grandes. Coisas de um país pequeno.

3 comentários:

Manuel Tomaz disse...

Achei a notícia curiosa,porem, haverá algum êrro no que respeita ao valor de 4.800 escudos. Não serão escudos, mas sim outra moeda daqueles tempos...

Manuel Tomaz disse...

Achei a notícia curiosa, porem, quanto ao valor de 4.800 escudos, haverá algum êrro, tratar-se-á de outra moeda daquele tempo, mas não de escudos, pois nem mesmo em 1942 um porco poderia custar aquêle valor.

Ana Marques Pereira disse...

Manuel Tomaz,
Na época só havia escudos. Não sei os preços da época mas dá a pouco mais de 9 escudos o Kg, o que não parece nuito, mesmo então.