domingo, 21 de outubro de 2012

A Laranjada Invicta da CUFP

 A década de 1950 foi de grande expansão no mercado de refrigerantes em Portugal. Várias fábricas dispersas pelo país produziam gasosas, laranjadas e outros refrigerantes. No Anuário Comercial de 1956 surgem várias fábricas, mas salientamos, na zona sul, a Larangina-Orangina na venda do Pinheiro, a Supersumos em Cabo Ruivo; no Porto a Fabolina & Cª e a Fábrica de Licores e Refrigerantes Montizé, para além de inúmeras outras dispersas pela província.
Com elas competia a Companhia União Fabril Portuense das Fábricas de Cerveja e Bebidas Refrigerantes - Sociedade Anónima de Responsabilidade Limitada. As suas instalações fabris, de grandes dimensões para a época, ficavam situadas no Porto, na esquina da Rua de Júlio Dinis e da Rua da Piedade, e existiram desde 1904 até 1977, data em que foram destruídas.
Foto do Jornal de Notícias publicada no blog Porto Antigo 
Conhecida pelo acrónimo «CUFP», esta empresa foi fundada em 1890 e resultou da fusão de sete fábricas de cerveja e bebidas gasosas já existentes no Porto, desde 1801[1].
A marca «Invicta» foi registada em 1956 pela CUFP e destinava-se a refrigerantes. O cartaz aqui apresentado diz respeito ao refrigerante de laranja e, de acordo com a publicidade, era feito com elementos naturais.
A CUFP veio a constituir a Unicer, por fusão com outras duas fábricas de cerveja: a Imperial e a Copeja.





[1] Fábrica da Piedade, Fábrica do Mello, M. Achvek & Cia., J.J. Chentrino & Cia, J.J. Persival & Cia., M. Schereck e Fábrica de Ponte da Barca.

Sem comentários: