terça-feira, 7 de agosto de 2012

Museu Virtual: Bule de Chá

Nome do Objecto: Bule de chá do modelo Kirby

Descrição: Bule em porcelana com exterior de cor amarela e asa, bico, pés e contorno da tampa em dourado. Corpo do bule oval com filtro perfurado integrado.

Material: Porcelana

Época: 1940-1950

Marcas: SP (Sociedade de Porcelanas de Coimbra)

Origem: Mercado português

Grupo a que pertence: Recipientes para o serviço ou consumo de bebidas.

Função Geral: Recipiente para servir bebidas.

Função Específica: Bule para fazer e servir chá.

Nº inventário: 1034

Objectos semelhantes: Bules em metal “silverplated” produzidos em Inglaterra de acordo com o modelo inventado e patenteado pela firma Kirby, Beard & Co, Ltd, de Birmingham e Redditch.
O nome foi adoptado, em 1816, por Robert Kirby e George Beard, que se juntaram para trabalhar numa empresa que já existia desde 1743. A sua actividade inicial foi como fabricantes de ganchos de cabelo e agulhas e posteriormente começaram a produzir objectos domésticos de luxo, que exportavam para a Europa, entre os quais bules para chá.
No início do século XX esta empresa tinha uma loja em Paris na Rue Auber, nº5. Em 1910, um anúncio publicado na revista Femina, em França, mostrava este modelo de bule “Kirby”.
No seu apogeu a Kirby & Beard produziu também máquinas de barbear de qualidade. A fábrica foi destruída pelos bombardeiros alemães durante a II Guerra Mundial .
H. Rousset no livro «Boissons hygiéniques», publicado em 1926, apresenta o modelo de um bule para infusão de chá modelo «Kirby». O próprio bule possui um filtro em louça que permite o contacto das folhas do chá com a água quente quando este está deitado. É por esta razão que o bule apresenta dois pequenos pés, sobre os quais se apoia, juntamente com a asa.
Feito o chá, e para impedir a continuação da libertação dos taninos que dão ao chá um gosto acre, o bule é colocado em pé e as folhas ficam isoladas no recipiente próprio.

Foi este tipo de bule Kirby, inicialmente feito em casquinha, que a Sociedade de Porcelanas de Coimbra, utilizou como modelo.

Sem comentários: