domingo, 1 de julho de 2012

Um livro sem nome


Foi ao fazer a ficha deste livro que me deparei com uma dificuldade inultrapassável. O livro não tinha título, nem autor, nem uma única palavra. E  contudo estava completo.
Na contracapa tem escrito em letras pequenas que foi impresso na Suécia, na Tipografia Helsingsborgs, seguido de um número que me leva a pensar datar-se de 1958.


Este livro infantil, de grossas folhas cartonadas, faz-nos interrogar sobre o que é um livro. Quando lemos, cada um de nós tem uma interpretação do escrito, que se aproxima mais ou menos da ideia do autor, consoante a clareza deste e a nossa compreensão.

Neste caso concreto, as imagens de um grafismo depurado, extremamente simples, para serem identificadas por uma criança, sem qualquer texto a acompanhar permitem uma interpretação livre do adulto. A este é-lhe dada toda a liberdade para, a partir das representações, construir uma história ou transmitir um ensinamento.

Até a ausência do título permite dar asas à imaginação. Podia chamar-lhe «A papa do bébé», porque seleccionei as fotografias para o blogue, mas chamei-lhe «Livro sem nome».

3 comentários:

Sofia Loureiro dos Santos disse...

Ana, tentei procurar através da internet, alguma coisa que fornecesse pistas, mas não consegui. As ilustrações são muito bonitas e simples, como dizes. Que frustração!

Ana Marques Pereira disse...

Sofia,
Acho que é impossível.
Não sei como se resolve um problema destes numa biblioteca. Bj

Carlos Caria disse...

Pois eu chamaria mais livro de encantos.
Abraço