domingo, 20 de maio de 2012

Regresso à Infância


Ao folhear uns catálogos antigos de linhas e passamanarias deparei-me com um que apresentava vários padrões de fitas.

Imediatamente identifiquei um dos modelos de fitas que eu usei no cabelo quando andava na escola primária.
Infelizmente, e ao contrário de outros que o acompanhavam, este não estava identificado. Era no entanto possível concluir que, apesar de provirem de várias fábricas, estas eram todas portuguesas.
Um dos exemplos era este catálogo de linhas de cor da marca «Sedanny» cuja marca da fábrica era «JR».
Todos os outros catálogos datam da primeira metade do século XX e espero mostrar-lhes os mais interessantes.

Por sorte há algum tempo, numa visita à casa dos meus pais encontrei as minhas fitas de cabelo e resolvi guardá-las.
Hoje o meu conhecimento aumentou. Apesar de desconhecer o nome da empresa que as produziu fiquei a saber que as fitas de cabelo que usei nos anos 50 correspondiam ao padrão 555 e eram de fabrico nacional.

2 comentários:

Carlos Caria disse...

É deveras curioso como as memórias e as peças se misturam.
Eu na tentativa de identificar um um emblema de radiador de automóvel dos anos 50 da Fábrica de Malhas Corona,que funcionou em Benfica, no local onde hoje está o Hospital da Cruz Vermelha, consegui arranjar desta empresa, um rolo completo de 100 Metros de etiquetas, que foram produzidas pela fábrica de passamanarias de António Gomes de Sousa Fº & Ca do Porto.
Será do mesmo fabricante?
Abraço amizade.
Carlos caria

Ana Marques Pereira disse...

Carlos Caria,
Não sei responder-lhe. Há tanta informação que nos escapa. Vou ver os outros catálogos identificados se algum corresponde a essa fábrica. Um abraço.