quarta-feira, 25 de abril de 2012

O Hotel Tapie na Praia das Maçãs

Este postal foi enviado em Julho de 1927 da Praia das Maçãs por um veraneante que repousava «o seu espírito depois de um ano de trabalho», como afirmava no reverso do mesmo.

Chamou-me à atenção por vários pormenores que mencionarei. Incluído numa colecção de vários postais portugueses, identifica o local como Sintra. A legenda no entanto elucida-nos de que se trata de uma imagem na Praia das Maçãs.
Representa o sr. Francisco Canadas, o mais antigo vendedor de fruta local. Este apresenta-se com longas suíças brancas, um barrete preto na cabeça e os pés descalços. A ausência de sapatos, que hoje nos surpreende, seria corrente ainda durante mais umas décadas em Portugal.
Repare-se no tamanho das pequenas maçãs, por certo saborosas, mas que não passariam no crivo dos critérios da actual CE.
Em plano de fundo surge uma imagem do Hotel Tapie, nome da sua proprietária, que já existia desde 1908, e onde funcionava o restaurante «Sintra-Praia», de que se pode ver, em parte, o letreiro.
Este hotel, situado junto à praia, funcionou até 1945 tendo sido destruído para aí construir o «Casino», projecto do arquitecto Faria da Costa.

É escassa a informação sobre este hotel, mas a importância da sua representação, justifica este poste. 

3 comentários:

Carlos Caria disse...

Ana, com sapatos a 90 escudos em 1934, era natural muita gente andar descalça, e mesmo esses eram por vezes pagos em suaves prestações durante 20 meses.
Abraço

Carlos Caria disse...

Queria dizer 20 semanas também não sejamos assim tão mauzinhos.

Ana Marques Pereira disse...

Carlos Caria,
Gostei do pormenor. Na realidade em muitas zonas os pagamentos eram feitos à semana. Um abraço