domingo, 11 de dezembro de 2011

O orgulho no frigorífico recheado

Ofereceram-me estas duas fotografias fantásticas.

Pelo que me é dado perceber são retratos de um casal de portugueses, emigrantes, a viver nos Estados Unidos.

Penso que se trata de um fotografia dos anos 50 a avaliar pelo modelo do frigorífico e pela disposição da cozinha, ainda com mesa central.

A mulher fez-se fotografar no centro da cozinha, recortando um tecido sobre a mesa. Por trás podem ver-se os armários preenchidos com a bateria de cozinha. Sobre o fogão pode observar-se um panela de pressão e alguns tachos em alumínio e sobre este, numa prateleira, perfilam-se as caixas em plástico para guardar as mercearias.
A certeza de que é uma cozinha americana e não portuguesa é-nos dada pelo linóleum florido que forra as paredes, substituindo os nossos tradicionais azulejos.

Contudo, a fotografia mais interessante é a do marido, sentado numa cadeira junto ao frigorífico, folheando uma revista americana.

Não por acaso, o frigorífico apresenta a porta aberta, revelando orgulhosamente aos seus familiares o seu recheio, traduzindo uma imagem de abundância.
Por trás da fotografia está escrito: «Felicidade o nosso frigorifiqué está cheio de coizinhas boas é um loivar adeus dá bontadinha de comer e saudinha».

O orgulho de quem ultrapassou momentos difíceis e envia, de forma ternurenta, aos seus, imagens de prosperidade na sua nova vida.

4 comentários:

Ciliiinha Rosa disse...

LIIIINDA a fotografia do senhor e do frigorífico. E os "dizeres" LIIIINDOS

Ana Marques Pereira disse...

Cilinha,
Só podias gostar. Um grande Bj

Anónimo disse...

Este post deixou-me deprimido...Não sei porquê.

Ana Marques Pereira disse...

Anónimo,
Não tem razão para isso. É uma visão positiva. Deprimidos deviam estar os familiares, em Portugal, ainda sem frigorífico (a sua introdução foi tardia no nosso país, e provavelmente com pouca comida.