domingo, 23 de outubro de 2011

Os utensílios de cozinha Tala

O nome Tala é conhecido por todos os apreciadores de artigos de cozinha. A marca, de origem inglesa, deve o seu nome à abreviatura de Taylor & Law and Co.

A empresa foi fundada em 1899, ainda hoje existe, e continua a produzir, para além de utensílios modernos, alguns objectos de maior sucesso, iguais aos originais, para grande orgulho dos ingleses.

Em Portugal o importador dos utensílios de cozinha foi a Casa Jasmim, Ldª como nos mostra um interessante envelope que adquiri. Designados à inglesa: «kitchen ware», os utensílios eram anunciados como «Os melhores artigos de cozinha da Grã-Bretanha».

A mesma casa comercializava igualmente o célebre balão de vidro para café, que permitia fazer o café à mesa, para deleite dos apreciadores, após uma refeição cuidada e com tempo. A marca «PALMEX» fazia crer que era uma linha pertença da mesma casa.
Publicidade de 1938
Esta situava-se na Rua da Palmeira, 28 - B, à Praça Rio de Janeiro, em Lisboa.
Esta designação diz respeito à Praça do Príncipe Real, que já existia desde 1869. Este nome foi alterado para Praça Rio de Janeiro em 1911, tendo-se mantido até 1948. Este intervalo permite-nos datar este envelope, e consequentemente a firma, nesse período.

E deixo-os com dois objectos icónicos da produção Tala, com formas para recortar bolachas.

A primeira, com caixa em cartão tem doze «atractivas» formas que permitem cortar bolachas do feitio de coelhos, cruzes, anjos, peixes, etc. e a segunda caixa, em folha-de-flandres, com formas com feitio mais clássico, circulares, onduladas e em quatro tamanhos (pastry cutters).

Sem comentários: