domingo, 18 de setembro de 2011

Os Estabelecimentos Val do Rio

No início do século XX Abel Pereira da Fonseca, um agricultor e empresário que possuía várias propriedades agrícolas na região do Bombarral, fundou a Companhia Agrícola do Sanguinhal. Viria posteriormente a constituir a Sociedade Comercial Abel Pereira da Fonseca, de que fazia parte uma rede de lojas de distribuição e venda dos seus produtos, designada Estabelecimentos Val do Rio.
Tendo chegado a cerca de cem lojas, distribuídas sobretudo por vários bairros de Lisboa, representavam uma versão moderna das antigas tabernas, mais limpas e higiénicas onde, a par da venda de vinho ao balcão, se passaram a vender outros produtos da sua produção. Na grande maioria, com grandes balcões de mármore, dispunham as garrafas dos vários vinhos, azeite e vinagre em prateleiras fixas nas paredes.
Ainda me lembro de ir a uma delas, situada no Príncipe Real, comprar garrafas grandes de vinagre de vinho, para fazer conservas, numa época em que o vinagre de vinho não estava facilmente acessível como hoje.
Vem esta introdução a propósito do primeiro número deste pequeno jornal de propaganda designado «Val do Rio», enviado pelo correio para a casa dos clientes, onde se divulgavam os produtos e preços e a que se acrescentavam algumas curiosidades e até pequenas receitas. Uma espécie de «Dica da Semana» dos dias de hoje, publicado pela primeira vez em Julho de 1948.
Podemos ver pela lista dos produtos que então, para além dos vinhos, havia uma série de artigos de mercearia, que estendiam já o seu âmbito de venda.
Embora este primeiro número seja de 1948, na introdução é enaltecida a acção destes estabelecimentos no período entre as guerras de 1914 e 1939, em que existiam dificuldades de abastecimento ao público de produtos de primeira necessidade.
Numa época de difícil aquisição de géneros alimentícios as lojas dos Estabelecimentos Val do Rio orgulhavam-se de terem iniciado um sistema de senhas e de capitações, posteriormente desenvolvidos pela Intendência Geral dos Abastecimentos, que só viria a ser criada em 1943.
As chamadas «senhas de racionamento» seriam resultado da acção desta instituição, numa tentativa de reduzir as bichas de compras de alimentos e racionalizar a sua distribuição, de acordo com o agregado familiar.
Memórias perdidas de que aqui se recupera uma pequena parte.

2 comentários:

Carlos Caria disse...

A Vale do Rio foi uma grande empreza, que além dos produtos já mencionados da alimentação, vendeu também tecidos, com cartaz publicitário ainda existente em Lisboa. Para além das lojas já mencionadas as quais vou fotografando sempre que tenho conhecimento de uma nova,existem também painéis publicitários em azulejos no mercado do Bulhão no Porto com publicidade aos vinhos Sanguinhal.
Abraço amizade

Ana Marques Pereira disse...

Carlos Caria,
Obrigado pela sua informação. Um abraço.