sábado, 18 de junho de 2011

Objecto Mistério Nº 25. Resposta: Descansos para Talheres

Acertaram rapidamente como eu já esperava.

Na realidade são “descansos de talheres”, ou mais precisamente descansos para facas, uma vez que era a estas, sobretudo, que se destinavam.
Tinham por fim ser utilizados entre os pratos para colocar os talheres já utilizados, que iam ser novamente usados num outro prato. Evitava-se assim usar novos talheres lavados e, sobretudo, poupava-se a toalha de receber nódoas de gordura.
Embora se considere que os mais antigos descansos datam do final do século XVIII, estes são muito raros. Alguns terão sido em madeira e na grande maioria destinavam-se a colocar as facas de trinchar.
Foi contudo no século XIX que se deu a sua divulgação e esta moda manteve-se ainda durante a primeira metade do século XX.
Na segunda metade do século XIX foram introduzidos um grande número de talheres com diferentes funções. Muitos deles já não se utilizam presentemente, outros apenas aparecem em jantares requintados. O talher de peixe, de que hoje as pessoas já se começam a “esquecer”, por vezes mesmo em restaurantes com pretensões, incluem-se nesse grupo.
Mas nas casas burguesas em que se comia mais do que um prato, eles demoraram a ser introduzidos. Penso que em Portugal em muitas casas só começaram a ser usados nos anos 40-50 do século XX.
Os descansos de talheres não foram muito utilizados em Portugal, ao contrário, do que aconteceu em França, onde se divulgaram mais e se mantiveram até mais tarde.
A moda, no século XIX, era colocá-los sobre a mesa, em frente ao prato, e só depois de utilizada a faca, enquanto se mudavam os pratos, se colocavam ao lado do prato com a lâmina sobre estes, até à chegada do novo prato. 
O que têm de mais raro os exemplares apresentados é serem em vidro.
Se em França, os descansos em vidro mais considerados foram produzidos por René Lalique, em Portugal encontramos-los feitos pela Fábrica Stephens.
No “Catálogo elaborado em 1901 pertencente à Companhia da nacional e nova Fábrica de Vidros”, surge, com o número 102 este modelo, e com o número 103, um outro, semelhante, em folha de trevo de 3 folhas.
Mais frequentemente estes descansos de talher eram em metal ou prata como os que aqui se apresentam.
Os descansos de talheres tomaram formas muito variadas e hoje são, apenas, objecto de coleccionismo.

Sem comentários: