domingo, 13 de março de 2011

Um mercado de rua em Zurique

Tenho sistematicamente adiado a publicação de fotos sobre mercados porque era minha intenção começar com o Mercado da Ribeira. É o meu local de compras e dava-me gosto mostrar os meus fornecedores que, nos últimos tempos, fui fotografando. Mas falar sobre este mercado lisboeta exige-me mais tempo e atenção.
Para não adiar mais, decidi agora, iniciar este tema com o último mercado que visitei, porque neste aspecto, é importante a actualidade. Tenho fotos de legumes e frutas exóticas tiradas em Viena de Áustria, que agora, à distância, tenho dificuldade em abordar.
Fui na última semana a Zurique a uma reunião. Foi uma daquelas visitas rápidas em que se vai num dia e se regressa no dia seguinte e pouco mais se vê que o hotel. Levantei-me cedo porque a reunião começava às 7 e 45.
Estava a tomar o pequeno almoço, olho para fora, e vejo uma feira de legumes e flores numa praça junto ao hotel. Tomei o pequeno almoço a correr para ter tempo de ir ver o mercado e fotografá-lo. Nem mesmo sei o nome da feira. Sei apenas que o hotel se chamava “Swisshotel” e ficava perto de uma estação de comboio chamada Oerlikon.
O mercado estava imaculado e extraordinariamente organizado e apetecia comprar aqueles belos produtos, alguns dos quais dificilmente encontramos em Portugal.
As bancadas, simétricas, tinham todas as embalagens em plástico verde, do mesmo tom. As lonas eram também todas em verde. Apenas os toldos variavam, alternando as riscas encarnadas com as verdes.
Um mercado com a organização que caracteriza os suíços e onde reinava um silêncio justificado pela hora matinal, ainda quase sem clientes, e pelo frio que cortava a manhã. Bastante diferente dos nossos mercados, sempre mais agitados, mas um lenitivo estimulante para quem ia passar o dia dentro de uma sala.

3 comentários:

Carlos Caria disse...

Ana vai depressa que a Ribeira já quase não tem bancas de legumes, está a ficar vazia, de gente e vendedores.

Ana Marques Pereira disse...

Carlos Caria,
Há realmente cada vez menos pessoas. A maioria prefere fazer compras em supermercados e o movimento vai diminuindo. O novo projecto de revitalização do Mercado da Ribeira empurrou os vendedores todos para um dos lados, o que dá um aspecto desértico. Esperemos melhores dias, mas nunca mais vai ser o mesmo.
Um abraço.

-pirata-vermelho- disse...

Estava pr'aqui am inetrrogar-me acerca da semelhançacom uns mercadois que vi em África e no Tibet...

Ah... Já me lembro!
Também eram 'de rua', é isso...
(apesar de Zurich ser uma cidade sem graça nenhuma)