segunda-feira, 13 de setembro de 2010

Objecto Mistério Nº 17. Resposta: Dispensador de sacarina

Trata-se de um dispensador de sacarina. Digamos que é o sucessor do açucareiro, numa época em que as pessoas se preocupam com a «linha» e optam, por razões estéticas ou de saúde, por substituir o açúcar por adoçante artificial.
O objecto para conter e servir à mesa as pastilhas de sacarina é uma opção requintada para substituir a embalagem de plástico em que são comercializadas.
Encontrei-o há alguns anos na loja do Museu Juan Miró em Barcelona, e fiquei tão surpreendida como as pessoas que, até hoje, desconheciam a sua existência.
O dispensador apresentado é em porcelana e foi desenhado por Eugen U Fleckenstein, em 2003. Eugen é um ilustrador e designer que vive em Zurique. É autor de banda desenhada, tem no seu curriculo a ilustração de vários livros e cria objectos de design para várias empresas, como este encomendado por Ritzenhoff. Ritzenhoff é um empresa alemã, da região de Marsberg, que tem uma grande tradição no fabrico de vidro. Embora fosse esse a sua produção inicial começou também a produzir peças em porcelana, bem como uma diversidade de objectos.

Com uma grande preocupação com o design conseguiram a proeza de ter mais de 280 designers de todo o mundo a conceber os seus produtos. Deles fazem parte arquitectos, ilustradores, publicistas, escultores, etc. de várias nacionalidades, destacando-se também nomes portugueses como José de Guimarães, Siza Vieira, Troufa Real, Angela Ladeiro, etc.

Esta linha de dispensadores de sacarina conta com a participação de vários artistas e existem portanto vários modelos. Apresento também uma outra imagem com uma senhora gorda a comer um bolo, concebido por Marcel Bierenbroodspot e que data de 2005. Também este foi buscar o conceito da «linha», tal como o que adquiri e que descobri ser o dispensador mais vendido.

Mas outros modelos são apenas decorativos tal como acontece com o criado por Helena Ladeiro, em 2003 e que imaginou a cara de um palhaço. A saída da sacarina faz-se, neste caso, por um orifício central na boca. Helena é filha de Angela Ladeiro que trabalha igualmente para a Ritzenhohh. Foi uma das primeiras designers a participar no projecto de Sérgio Guerra quando este abriu, em Lisboa, as lojas “Dimensão”, em 1967.
Ainda hoje é na Dimensão que, em Portugal, se podem encontrar objectos da Ritzenhoff.

5 comentários:

Carlos Caria disse...

Lindas!!!

Anónimo disse...

Excelente trabalho!Está explicada a
fita métrica.E belos objectos.
José

Anónimo disse...

Afinal eu andei lá muito perto quando disse caixa de comprimidos para emagrecer. Só faltou dizer o nome do produto: sacarina. Acho que tenho direito ao prémio.
Isabel Kiki

Ana Marques Pereira disse...

Isabel Kiki,
Acho que só tens direito a um prémio de consolação. Andaste perto mas puseste várias hipóteses.
Não dá direito a jantar. Apenas a um batido de chocolate. Tens é que trazer uma caixa de Häagen-Dazs de chocolate para eu fazer o batido.
BJ

Anónimo disse...

OK. Lá estarei com o Haagen-Dazs.
Isabel Kiki