terça-feira, 23 de fevereiro de 2010

Fábrica Santo António. 2 - Os produtos

Na sequência do post anterior, falamos hoje nos produtos comercializados pela Fábrica Santo António, no Funchal.

Com referimos, a principal produção desta fábrica, no seu início, foi de bolachas.
Ainda hoje a variedade de bolachas fabricadas é grande e nela se incluem as bolachas Petit-Beurre, Maria, digestiva de aveia, dietética de amêndoa e de avelã, gengibre e integral.

Para além disso produzem também biscoitos como os biscoitos de canela e de mel e outros.
Produzem também rebuçados como os de eucalipto e os típicos rebuçados de funcho.
No campo da compotas a variedade é grande, sendo interessante notar a utilização de frutas tropicais e semi-tropicais usadas na sua confecção. Assim podemos encontrar, a par de doces mais tradicionais como os de amora ou limão, os doces de tamarilho, pitanga, manga, banana e maracujá, papaia e maracujá, etc.
Frasco de doce tendo em baixo o tecido típico da Madeira, que cobria os frascos, agora substituído por papel idêntico

E como é evidente uma das suas maiores vendas está no tradicional bolo de mel de cana de açúcar da Madeira, cujo berço madeirense se atribui ao Convento de Santa Clara do Funchal, onde começou a ser produzido, pelo menos desde o século XVII. Este bolo, resultado do encontro entre o doce e as especiarias, não foi durante muito tempo considerado, tal como outras doçarias, um manjar popular. Era então associado à época natalícia, mas hoje está disponível todo o ano. Tendo como característica uma longa duração, pode ser consumido tardiamente em relação ao seu fabrico.
João José Abreu de Sousa*, afirma que o bolo de Mel de cana de açúcar nasceu no convento franciscano masculino de Monchique, no Algarve. Foi frei Jordão do Espírito Santo, quem, nos finais do século XV, embarcou para a Madeira levando consigo esta receita. Seriam as freiras franciscanas do Convento de Santa Clara que, ao tomarem conhecimento desta, lhes adicionaram as especiarias vindas do Oriente, com destaque para o cravinho, iniciando assim uma tradição na doçaria madeirense.
Nota final:
Estes meus post tiveram origem numa visita à Ilha da Madeira, há cerca de 2 semanas.
Hoje, perante as notícias da tragédia que atingiu a Madeira, interrogo-me se a fábrica, situada junto a uma das ribeiras que atravessa o Funchal e de que se podem ver as grades que o ladeiam na foto do post anterior, terá sido poupada à destruição.

* João José Abreu de Sousa, O bolo de Mel - Ex libris da Doçaria Madeirense, Funchal, Associação Cultural Memórias Gastronómicas, 2008.

8 comentários:

Ana Maria Job disse...

Olá Ana!Está sendo muito enriquecedor para mim tuas pesquisas.Trabalho com alimentação.Minha formação é Nutrição. Porém não sei porque,apesar de gostar, nunca me detive nessa busca histórica.E tem coisas hilárias acontecendo.Há muito tempo eu não pensava em goiabas.Agora só vejo goiabas.Minha filha mais moça em outro dia,apareceu com uma braçada de goiabas.Disse que colheu com uma amiga numa árvore na rua.Pode isso?É a Lei da Atração?Ou são as tuas Goiabeiras que estão voando para cá?Não te ofendas com as brincadeiras.Sou brincalhona mas falo sério.Abraços.

Ana Marques Pereira disse...

Um aspecto interessante na vida é que quando não conhecemos, ou não valorizamos, uma determinada coisa ou pessoa, não a vemos. Mesmo que esteja à frente dos nossos olhos. Quando a tornamos nossa passa a ter outro valor. O «Principezinho» do Saint Exupery explica isso muito bem.

Ana Marques Pereira disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Ana Maria Job disse...

É verdade Ana.Mas também acho que atraímos aquilo em que pensamos.Com teu blogger estou aprendendo e lembrando de coisas que muito gosto.

Fábrica Santo Antonio disse...

Boa Tarde,

Felizmente a Fábrica Santo António sobreviveu sem danos à tragédia que ocorreu na Madeira... Aproveito para dar-lhe os meus parabéns pelo trabalho de qualidade que apresentou neste blogue. Agradeço também a iniciativa para com esta casa.

Melhores Cpts.
Bruno Vieira
Fábrica Sto Antonio

Ana Marques Pereira disse...

Sr. Bruno Vieira
Obrigado pela sua informação. Felizmente a fábrica não sofreu danos.
Foi para mim um prazer a vista às vossas instalações. Não me esqueço da forma agradável como fui recebida. Continuem assim.
Cumprimentos

Anónimo disse...

OLA onde encontro estas bolachas em lisboa? Obrigada :D

Ana Marques Pereira disse...

Anónimo,
Os bolos de mel encontram-se em vários supermercados mas penso que as bolachas não são vendidas em Lisboa.
Pode ser que mais alguém tenha outra informação.
Cumprimentos