sexta-feira, 29 de janeiro de 2010

Uma máquina de picar carne da marca Bolinger's

A fotografia não traduz bem a beleza desta placa publicitária a uma «machina de picar carne».
A placa, em metal pintado, apresenta a imagem de uma máquina de picar carne, da marca Bolinder’s, de origem sueca. Contudo a placa foi feita na Alemanha para o mercado nacional.

Em 1844, dois irmãos, Jean e Carl Gerhard Bolinger fundaram em Estocolmo uma loja e fundição. Numa fase inicial, esta produziu objectos mais tradicionais, como o fogão em ferro apresentado na foto. Mas tendo estudado no estrangeiro os irmãos começaram nos finais do século a produção de motores, inicialmente a vapor e mais tarde a óleo, ainda hoje famosos, especialmente os destinados a barcos. Em 1932 a empresa associou-se a uma outra concorrente de nome Munktell.
A mudança de nome da empresa permite datar esta placa num período anterior, provavelmente na primeira década do século XX.
A máquina de moer carne foi inventada no século XIX por Karl Drais (1785-1851). Este prolixo inventor alemão ficou sobretudo conhecido por ter criado um modelo de velocípede, de duas rodas em linha, em madeira, chamado “draisine”. Não tinha pedais e foi considerado o precursor da bicicleta. As outras suas invenções também são invejáveis, como uma modelo primitivo de máquina de escrever, e outras, mas a máquina de picar carne não lhe fica atrás.
Em primeiro lugar, porque apesar de hoje nos parecer um objecto banal, só então foi possível conseguir transformar a carne em fragmentos de dimensões semelhantes. Os vários filtros perfurados de dimensões variáveis, movíveis permitem adaptar a máquina às necessidades do momento.
Vários modelos de máquinas surgiram ao longo dos anos, e a Bolinder’s não foi seguramente a mais divulgada no nosso país
As principais máquinas vendidas em Portugal eram da marca Spong, de origem inglesa, embora existissem também máquinas nacionais.

O mais impressionante nesta história é que, apesar da evolução dos tempos, da transformação deste tipo de máquinas, de manual para eléctricas, o modelo e o conceito não se alteraram. Mais de um século depois continuamos a usar a invenção de Karl Drais, o que é um feito em si.

5 comentários:

Anónimo disse...

Não recordo já a marca usada por meus
pais.Lembro-me também dos passadores de legumes para as sopas,de esmalte
e alumínio,com um simples pilão de
madeira ou de manivela.

Ana Maria Job disse...

Estou adorando teu trabalho.Não tive tempo ainda para vê-lo todo.Mas será muito enriquecedor compartilhar e trocar experiências.Um LINDO DIA PARA VOCÊ.Mais uma vez PARABÉNS!

Ana Marques Pereira disse...

Anónimo
Tem boa memória se ainda se recorda dos passadores de esmalte com pilão. São os mais antigos e são raros de encontrar. Os de alumínio, com manivela de madeira, penso que surgiram por volta dos anos 40-50. Creio que os primeiros em Portugal foram os franceses da marca Mouli, mas tenho que ver isso melhor.

Ana Marques Pereira disse...

Ana Maria
Obrigado mais uma vez pelas tuas palavras de agrado.

Marivaldo Pimentel disse...

Amigos, tenho uma máquina de moer carne muito diferente de tudo que já vi... Ela é da marca Germania modelo Palenk.
É uma máquina para fazer tirar de carne em função do seu acionador que presciona a carne sobro varias laminas. Onde posso encontrar a história dessa máquina e
caso exista algum colecionador ou especialista nesse produto favor informar.Obrigado
Marivaldo Pimentel(www.joiabr.com.br/designer/mariva.html)