terça-feira, 16 de dezembro de 2008

Objecto Mistério Nº 3. Resposta: Funil para tarte

O funil para tartes funciona como uma chaminé, nome que por vezes também toma, uma vez que permite a saída do vapor, do seu interior.
As tartes a que nos referimos são as «pies» dos ingleses. Isto é, uma empada gigante, portanto com uma tampa de massa. Eram antigamente chamadas «pastelões».

Existem também algumas receitas que as designam por «timbal». A designação de timbal aplica-se a um instrumento de percussão de origem africana, sendo possível que a adaptação da palavra ao prato culinário tenha a ver com a forma da massa esticada sobre a tarte.
A receita que eu aprendi de timbal, na minha adolescência, era feita com massa folhada, ao contrário das empadas ou pastelões em que se usa mais frequentemente massa quebrada, mas não sei se esta é uma regra.

Durante o cozimento no forno o recheio da tarte ou pastelão ferve e liberta vapores que obrigam, se não se quiser que esta rebente, a que se faça um ou mais orifícios para a saída do mesmo. Há quem faça um orifício central e coloque um canudo de papel vegetal para permitir a saída do vapor. Mas existem objecto próprios para esse fim.

São os ingleses o povo que mais manteve o costume medieval dos pastelões. Pela mesma razão são eles que usam mais frequentemente funis para este tipo de tartes cobertas.

Existem vários modelos de que mostramos alguns exemplares, mas o mais interessante foi ter descoberto que o objecto mistério que apresentei como desafio é português. Embora seja muito semelhante aos paliteiros, em forma e dimensões, estes apresentam a cabeça do pássaro em posição horizontal.
Foi produzido na SECLA (Caldas da Rainha), penso que nos anos 60. Deve ter sido feito apenas para exportação, como acontece com várias peças da Secla. Na realidade não conheço nenhum português que alguma vez tenha usado um destes funis e eu própria confesso que também não.

3 comentários:

-pirata-vermelho- disse...

Assim não vale!

Ainda por cima explicado com esta simplicidade, como se fosse fácil...

A minha vingança vai deixar-te de rastos.

A.Teixeira disse...

Será pertinente pedir aqui, a propósito destes funis para tartes, que fales da tarte Tatin?

Ana Marques Pereira disse...

Prometo falar mais tarde sobre a Tarte Tatin ou «tarte à l'inverse».
Estes funis não tem qualquer indicação para essas tartes. Peço desculpa pela resposta tardia.